A reciclagem de resíduos (entulhos) na construção civil

O que pode parecer lixo para a maioria das pessoas são soluções para outras: trata-se da reciclagem dos materiais de construção civil.

A construção civil é a área que mais gera resíduos (cerca de 50%), cabendo a nós, principalmente os futuros engenheiros, preocupar-se com os resíduos que são jogados fora, os chamados entulhos.

Reciclando os entulhos pode-se obter inúmeras vantagens seja elas econômicas, ambientais e de qualidade. Prefeituras de algumas cidades, como Belo Horizonte, já fazem uso deste recurso e tem gerado inúmeros retornos. Além de esvaziar menos os aterros, os materiais reciclados são bem mais baratos e com a mesma qualidade.

Com o grande crescimento do país, principalmente no setor da construção civil, a reciclagem pode gerar uma excelente fonte de renda, já que o país inteiro está em obras e com certeza houve aumentos significativos nos seus resíduos. As empresas de reciclagem com certeza lucrarão com isso. Este é o momento ideal para investir neste setor.

Outra vantagem proporcionada pela reciclagem na construção é o preço, influenciando no custo total da obra. Areia e brita recicladas saem em torno de 20% mais baratas e atendem aos requisitos e normas técnicas vigentes. Veja mais no vídeo abaixo.

Porquê esta prática é pouco difundida no país?

São poucas as cidades que contém usinas de reciclagem. Em 2009 apenas 20 empresas exploravam este segmento em todo país, tendo aumentado muito pouco até hoje.

Seu uso ainda não é muito comum devido, principalmente, ao preconceito dos construtores com o material, que acham que devido ao baixo custo o material reciclado é de baixa qualidade. Além disso, não há muita motivação na construção de usinas de reciclagem devido à variação no mercado imobiliário, nos períodos de chuva, e nas demandas, refletindo muito no setor da construção civil. Assim, a geração de entulhos não são homogêneos em todo ano e isso pode trazer poucos lucros à empresa de reciclagem.

Muitas empresas de construção e imobiliários que usam material reciclado tem receios em divulgar seu uso com medo da desvalorização do imóvel. Resta dizer que falta conscientização por parte dos construtores e do cliente que não deveria ter contravensas.

Em quê é aplicado?

Sua aplicação é ampla.

"A areia reciclada, por exemplo, pode ser usada para assentamento de tubulações de esgoto, para argamassas de assentamento de alvenaria de vedação (paredes), contra-pisos (camada que vem antes do piso propriamente dito), blocos e tijolos de vedação. Já a brita, é usada para fabricação de concretos não estruturais (concreto magro, de pouca resistência) e drenagens (escoamento de água). E o rachão serve para obras de pavimentação e terraplenagem (nivelamento de terreno)."

Trecho retirado de jornale.com.br

Como é feito o processo de reciclagem?

Num típico procedimento padrão de reciclagem de entulhos, o caminhão chega na usina de reciclagem e espalha todo o material no pátio para triagem (separação) de impurezas como plástico, papelão e metais.

O que sobra vai para a máquina recicladora (triturador ou moedora), no qual o material é triturado na britadeira. Depois ele passa por uma esteira onde mais um processo de triagem é feita, retirando por exemplo os pregos com auxílio de um imã ao longo do percurso. Em seguida o material passa por uma espécie de peneira, separando o entulho triturado em diversos tamanhos.

Após disso o material já pode ser usado em obras ou receber tratamento adicional.

Todos os direitos reservados - Infravias ®   |   home  •  a empresa  •  produtos & serviços  •  sustentabilidade  •  notícias  •  orçamento  •  fale conosco
R. Agnaldo Manoel dos Santos, 166 - Jd. Vl. Mariana - São Paulo/SP - CEP: 04116-250 | Tel. (11) 5549-70005571-30005083-1530
Criamix